sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS AOS GREVISTAS


Seguem abaixo algumas orientações e cuidados sugeridos aos grevistas e ao sindicato:

  1. Ter sempre em mente que toda a categoria está em greve e que todos estão se revezando para manter as atividades essenciais
  2. A greve é um instrumento coletivo de pressão, de forma que o acatamento das deliberações da assembléia e do comando de greve é fundamental para a eficácia do movimento.
  3. Ter pleno conhecimento das reivindicações do movimento. 
  4. Participar das assembléias e eventos de mobilização.
  5. Não se intimide com as pressões e ameaças que serão feitas pelo Governo, já que a greve é um direito legítimo e, durante este período, o empregador não pode impor exigências ao empregado. A relação está temporariamente suspensa. 
  6. Não se intimidar com eventuais ofícios ou até citações e intimações judiciais. Quando isto ocorrer, entre em contato com o comando de greve. 
  7. Não podem ocorrer demissões, conforme § único do art. 14 da Lei 7783/89 (Súmula 316 do STF: A SIMPLES ADESÃO A GREVE NÃO CONSTITUI FALTA GRAVE). 
  8. É admitido o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve. 
  9. É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
Orientações retirada da Cartilha de Greve do Serviço Público -Disponível em http://www.fasubra.org.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=71:juridico&download=929:cartilha-greve-no-servio-pblico&Itemid=31

Nenhum comentário:

Postar um comentário