quarta-feira, 25 de julho de 2012

Palestra Assédio Moral no Trabalho

Hoje, pela manhã aconteceu no Auditório do Campus Rio Branco a palestra Assédio Moral no Trabalho ministrada pela Prof. Dra. Silvane Chaves (UFAC). Os presentes saíram satisfeitos com  a palestra que esclareceu aspectos importantes sobre o assédio moral, como conceitos, objetivos, perfil do assediador, as diferentes formas de praticar assédio moral, as consequencias e possíveis providências que devem ser tomadas diante de tal situação.

Você sabia que:
  • O objetivo do assediador é excluir a vítima do trabalho? E para isso usa estratégias que podem ser sutis e até parecerem legais sob o ponto de vista legal?
  • A vítima sente vontade de desistir do trabalho, pois passa a acreditar que não é capaz e se sente impotente?
  • Uma das práticas usadas é de atribuir tarefas a vítima que não estão relacionadas a sua função e com isso prejudica a sua avaliação de desempenho e a sua progressão na carreira, pois ela deixa de fazer as suas atribuições e passa a fazer outras tarefas que não vão contar na sua avaliação?
  • Que outra estratégia é deixar a vítima sem trabalho, fazendo com que a mesma se sinta incapaz e menosprezada?
  • O perfil do assediador entre outras características inclui ser manipulador, baixa autoestima, narcisista, autoritário?
  • As providências a serem tomadas vão desde produzir documentos registrando junto a administração o que está acontecendo até, se necessário, a esfera judicial?
  • Existem vários órgãos de apoio do trabalhador, como Núcleo de Apoio a Saúde do Trabalhador, os Sindicatos exercem papel fundamental de apoio jurídico?
A prof. Silvane Chaves trouxe estas e muitas outras informações sobre o tema. Nossos agradecimentos a palestrante pela bela exposição que foi esclarecedora, didática e objetiva. Obrigada também pelo carinho e atenção com que recebeu e aceitou nosso convite.


Comando de Greve

2 comentários:

  1. muito bom mesmo discutir temas iguais a esse, eu queria saber se teve, nessa palestra e em outras, a participação dos trabalhadores da UFAC, e não da direção do sindicato, mas da base?
    Excelente tema, gostaria de poder estar presente, mas estou levando um bom material sobre esse tema para distribuir aos trabalhadores que consegui na minha ida a Belo Horizonte-MG no Sindifes, sindicato que representa os trabalhadores da UFMG e IFMG (universidade e instituto federal de Minas Gerais). É um bom material para estudar e debater, pois esse tema não se esgota com essa greve e nem com uma palestra, é um tema que precisa ser debatido diariamente no nosso setor de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Charles,

    Essa palestra foi ministrada primeiro na UFAC. Foi a partir daí que fizemos o convite à prof. Silvane Chaves, que foi solícita e nos atendeu imediatamente.
    Obrigado pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir